segunda-feira, 18 de março de 2013

Preço e Valor

Fonte: WeHeartIt

Hoje eu sai com meus pais, e ficamos conversando bastante no carro. Um tema recorrente foi o dinheiro, e o que as pessoas pensam sobre ele. Eu tenho que admitir que tenho bastante dificuldade de conceber o motivo de algumas pessoas irem até extremos só por causa de dinheiro. São vários os problemas que eu vejo quando penso em dinheiro: a falta de bom senso e de responsabilidade das pessoas, a ganância, e os resultados que isso causa.

Por exemplo, agora que eu moro longe dos meus pais, eu preciso fazer mercado sozinha. É muito difícil escolher coisas boas que custem barato, e é ridículo pensar que têm gente precisando alimentar uma família com menos de 700 reais por mês. Com os preços que eu vejo, simplesmente não dá. E o pior de tudo é pensar que isso ocorre por causa da ganância. Claro que dá pra vender muita coisa mais barato, mas não só os mercados, como os fabricantes querem muito ganhar em cima de nós.

No trecho de viagem que eu faço na estrada, eu vejo terras e mais terras, tudo pronto pra plantar. Eu só vejo duas coisas sendo produzidas: cana de açúcar e eucaliptos. É absurdo pensar que toda aquela terra poderia ser usada para plantar comida e abaixar os preços que vemos no mercado. Isso porque eu nem comecei a falar sobre roupas, maquiagens, casas, carros, etc...

É sério, esse é o tipo de coisa que me deixa triste. Parece que ninguém mais tem noção do dinheiro. Do trabalho que dá pra ganhá-lo e que, querendo ou não, as pessoas precisam dele para poder ter uma vida decente. Em São Paulo, eu vejo muitos imóveis para alugar, vários custando 3 mil, 4 mil, até de 10 mil eu já vi. Próxima a região que eu moro existe uma casa que está para alugar há anos! Dizem que o dono não aluga porque não aceita baixar o preço, e a casa está se deteriorando cada vez mais. Eu simplesmente não consigo entender a lógica!

Desculpem por este post revoltado, mas eu tenho problemas sérios de entender isso. Não sei porque é tão difícil para as pessoas aceitarem que cada coisa tem seu valor, e não precisam ficar cobrando o dobro ou o triplo do preço, enganando as pessoas para ganharem dinheiro. Um exemplo é o do homem que foi morto no Guarujá por causa de 7 reais!! Isso é o cúmulo!

Mas enfim, acho que já me estendi muito nesse assunto. Obrigada por lerem!

EDIT: Meninas, a Moh, do blog D-Strawberrypie, me mandou o seguinte vídeo:


É bem interessante, vale muito a pena ler, principalmente para quem está para entrar ou está terminando a faculdade!

2 comentários:

  1. É triste isso, mas a verdade é que hoje se vive para o dinheiro. Queremos cada vez mais atingir níveis mais altos, ganhar mais dinheiro, comprar coisas mais caras e coisas do tipo.
    Essa coisa do mercado é bem isso mesmo: ano passado morei sozinha (e esse ano vou morar de novo, agora em definitivo) e mercado é a coisa mais difícil de se fazer. Eu comprava somente o necessário, nada mais que isso e, quando queria alguma sobremesa, eu tinha que escolher entre a barra de chocolate ou aquele iogurte de litro delicioso (e caro)!

    Hey, fiz um questionário no blog para saber o perfil dos leitores e opinião sobre o blog em geral. Se tu puder responder, eu agradeço muito
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. De fato, e comida e sem dúvida é o que irrita mais, você pode até dizer "ah, vou viver sem maquiagem" mas sem comida fica meio difícil. Da cerveja nem se fale mas isso também não é necessário hahaha
    E quando vira moda então, vish super faturam em cima, tem um tipo de pulseirinha que foi muito moda no último ano (aquela feita com uns fios meio brilhantes que colocam miçangas, brilhos e essas coisa no meio sabe? tem em qualquer lugar!) minha mãe disse que é super barato e facil de fazer e cobram uns 35 reais nas lojas, me diz meu deus por que?

    ResponderExcluir